• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

Saulo vai a justiça para ALE-RO decretar perda do mandato de Edson Martins

As alegações do suplente giram em torno de uma suposta inércia por parte do presidente da Casa de Leis, Alex Redano (Republicanos)...


Com inf. do Rondoniadinamica

Publicada em: 19/05/2021 20:17:48 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Saulo Moreira (MDB) ingressou com mandado de segurança, em caráter liminar, na Justiça de Rondônia a fim de que o Legislativo estadual decrete a perda do mandato do também emedebista Edson Martins.

De acordo com os autos, Moreira alega basicamente que Martins fora condenado em ação de improbidade administrativa onde a decisão teria alcançado o trânsito em julgado. Em suma, não há mais possibilidade de o parlamentar recorrer.

As alegações do suplente giram em torno de uma suposta inércia por parte do presidente da Casa de Leis, Alex Redano (Republicanos).

Ele diz que a despeito da decisão suspendendo os direitos políticos de Edson Martins, ainda assim a Assembleia Legislativa (ALE/RO) teria optado por não avalizar a declaração de perda do mandato parlamentar, escolhendo, para tanto, o acatamento de parecer da Advocacia-Geral do Poder “e somente receber oficialmente a informação quando instado pelo Poder Judiciário e depois, abrir prazo que o litisconsorte Edson Martins de Paula apresentasse defesa”.

Na liminar, Saulo Moreira exigiu do Judiciário a aplicação do Regimento Interno da própria Casa de Leis solicitando o afastamento de Edson Martins declarando vaga sua cadeira como a subsequente convocação e posse no prazo de 48h.

Em seguida, sacramentou:

“Sendo assim, intime-se o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, para que, excepcionalmente, no prazo de 05 (cinco) dias preste as informações pertinentes. Findo o prazo, como ou sem resposta, tornem os autos conclusos”, concluiu o magistrado atuando pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO).

CONFIRA A DECISÃO NA ÍNTEGRA:



Fale conosco