• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 4 de maio de 2024

“O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está na idade da pedra lascada”, critica ministro Paulo Guedes

Guedes afirmou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo governo federal


uol

Publicada em: 30/07/2021 14:40:39 - Atualizado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou a metodologia de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30/7). O órgão divulgou, nesta manhã, a taxa de desemprego de 14,6% no trimestre encerrado em maio. O resultado não agradou ao líder da pasta econômica.

Guedes afirmou que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado pelo governo federal, comprova que o Brasil está criando empregos “rapidamente”.

“Estamos gerando praticamente 1 milhão de empregos a cada três meses e meio”, disse a jornalistas após evento realizado na sede do Ministério da Economia no Rio de Janeiro.

O titular da pasta federal não considerou, entretanto, que o Caged mostra apenas os números do mercado de trabalho formal, enquanto o IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), contempla também o setor informal do país. Na avaliação de Guedes, a Pnad está atrasada, uma vez que a taxa de desemprego é calculada por meio de entrevistas por telefone, enquanto o Caged usa dados oficiais das empresas.


Fale conosco