• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

TSE abre inquérito que pode barrar candidatura de Bolsonaro em 2022

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor, propôs converter em inquérito o procedimento administrativo que apurava a consistência das alegações de fraude


TSE

Publicada em: 02/08/2021 19:44:56 - Atualizado

Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram proposta do corregedor-eleitoral para a abertura de inquérito administrativo sobre as ameaças de Jair Bolsonaro às eleições de 2022 e ataques ao sistema eletrônico de votação.

O ministro Luis Felipe Salomão, corregedor, propôs converter em inquérito o procedimento administrativo que apurava a consistência das alegações de fraude no sistema. Notificado a apresentar provas até hoje, o presidente da República capitulou.

Segundo a portaria de instauração, lida por Luís Roberto Barroso em sessão plenária, o objetivo é apurar “fatos que possam configurar abuso de poder econômico e político, uso indevido dos meios de comunicação, corrupção, fraude, condutas vedadas a agentes públicos e propaganda extemporânea, relativa aos ataques ao sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022“.

Segundo o presidente do tribunal, o inquérito “compreenderá ampla dilação probatória, promovendo medidas cautelaras para colheita de provas, oitivas de pessoas e autoridades, juntadas de documentos, realização de perícias, entre outras medidas, para a adequada elucidação dos fatos”.


Fale conosco