• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de setembro de 2025

Fundão para bancar o Auxílio Brasil terá mais de meio trilhão de reais, segundo governo

"Perde-se transparência e abre-se caminho à criação de orçamentos paralelos”, diz a nota.


folha de SP

Publicada em: 12/08/2021 11:28:55 - Atualizado

O fundo proposto pelo ministro Paulo Guedes para bancar o Auxílio Brasil e o pagamento de precatórios tem potencial de arrecadação, para os próximos anos, de R$ 574,1 bilhões, segundo estimativa do próprio governo. 

Incluído na PEC dos Precatórios enviada ao Congresso na terça-feira, o fundo será alimentado com recursos obtidos na venda de participação de estatais e de imóveis, outorga de concessões de serviços, dividendos pagos por empresas públicas, antecipação de verbas de petróleo e corte de benefícios tributários.

Nota técnica produzida ontem pela IFI (Instituição Fiscal Independente, ligada ao Senado) diz que o fundão de Guedes institui uma espécie de orçamento paralelo, reduzindo a transparência das contas públicas.

“As operações passarão ao largo da Lei Orçamentária fora, portanto, do controle parlamentar e não estarão sujeitas ao teto de gastos. Presume-se que a tese defendida para tanto seja a de que os precatórios constituem dívida, a ser então amortizada via novo fundo. Perde-se transparência e abre-se caminho à criação de orçamentos paralelos”, diz a nota.


Fale conosco