• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de maio de 2024

Após pedido de Pacheco, Fux diz que reavaliará nova reunião com presidente Bolsonaro

Mais cedo, ao deixar o encontro, Pacheco comentou que Fux havia demonstrado na conversa estar propenso a retomar o diálogo.


ig

Publicada em: 18/08/2021 15:52:44 - Atualizado

Na abertura da sessão plenária do Supremo há pouco, Luiz Fux disse que vai avaliar a retomada do diálogo com Jair Bolsonaro após pedido de Rodrigo Pacheco, com quem se reuniu mais cedo. Ele ressaltou que, como presidente do STF, segue “dialogando com representantes de todos os Poderes”.

“O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, veio debater sobre a democracia e falar da importância de se manter o diálogo entre os Poderes, e pedir uma nova reunião, tendo em vista aquele pronunciamento que fiz desmarcando a reunião marcada anteriormente. Eu queria destacar que, apesar do cancelamento da reunião, o diálogo com os Poderes nunca foi interrompido. Como presidente do STF, sigo dialogando com representantes de todos os Poderes. Sem prejuízo em relação a uma nova reunião, a questão será reavaliada.“

Mais cedo, ao deixar o encontro, Pacheco comentou que Fux havia demonstrado na conversa estar propenso a retomar o diálogo.

“Fiz um pedido especial ao presidente Luiz Fux para que possamos restabelecer esse diálogo, inclusive com o Poder Executivo. É muito importante que se restabeleça esse contato entre o presidente do Supremo e o presidente da República. [..] O ministro Fux se colocou muito propenso a essa ideia de restabelecer o diálogo, de novas reuniões serem marcadas, de discutirmos a consolidação da democracia.”

No fim de semana, Bolsonaro disse que iria enviar ao Senado pedidos de impeachment dos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Pacheco espera receber oficialmente os pedidos, para se manifestar.

Ele ressaltou que “o radicalismo e o extremismo são muito ruins para o Brasil e são capazes de derrotar a democracia“.

“Nós precisamos evitar o radicalismo, evitar o extremismo e darmos lugar ao diálogo que busca pacificar.”


Fale conosco