• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Nova vacina contra câncer de pele entra em última fase de testes

Desenvolvido pela Moderna com a MSD, o imunizante personalizado passa por ensaio clínico de fase 3 com pacientes com melanoma avançado


CNN

Publicada em: 26/04/2024 17:50:58 - Atualizado

A vacina contra câncer de pele, mRNA-4157 (V940), começou a ser testada em pacientes com melanoma avançado em sua última fase de testes clínicos antes de ser submetida para aprovação pelos órgãos reguladores.

O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica Moderna em conjunto com a MSD, utiliza a mesma tecnologia das vacinas atuais contra a Covid-19 – o uso de RNA mensageiro (mRNA) -, mas seu diferencial é ser uma tecnologia personalizada, ou seja, adaptada às necessidades de cada paciente.

O estudo de fase 3 avalia a eficácia do imunizante combinado com Keytruda (pembrolizumabe) – um medicamento imunoterápico contra o câncer de pele – em comparação com o tratamento atual, que utiliza apenas a imunoterapia.

Nos testes clínicos de fase 2, a combinação demonstrou uma redução de 44% no risco de recidiva do câncer de pele ou morte em pacientes com melanoma de estágios III ou IV após três anos, em comparação com quem só recebeu Keytruda.

Após os resultados da fase 3, o imunizante será submetido para avaliação das entidades reguladoras e, se aprovado, passará por ensaios de fase 4, que permite acompanhar os eventos adversos por um período maior nos pacientes que receberam a vacina.



Fale conosco