Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
BRASIL: O bicarbonato de sódio é uma substância versátil com diversas aplicações no dia a dia. Ele pode ser utilizado para limpar a casa, aprimorar receitas culinárias e cuidar de aspectos pessoais.
O professor Alexandre Gomes de Brito, que ensina química no Colégio Católica Brasília, explica que o bicarbonato de sódio é amplamente utilizado em medicamentos antiácidos, especialmente os efervescentes, para tratar azia e má digestão. Também pode ser usado como desodorante devido à sua alcalinidade
Na culinária, o bicarbonato é usado como aditivo, principalmente na preparação de molhos e feijão, pois em pequenas quantidades não altera os nutrientes do alimento e reduz seu tempo de cozimento.
“Porém, por ser um sal de sódio, deve ser usado em pequenas quantidades, pois pode causar elevação da pressão arterial, retenção de líquidos e não é recomendado para gestantes”, alerta Alexandre.
Ele complementa dizendo que apesar de ser um excelente agente de limpeza, o composto pode não ser eficaz contra todos os tipos de sujeira e pode não ser indicado para certos materiais delicados, por ser abrasivo. “É sempre importante fazer um teste em uma pequena área antes de aplicá-lo em uma superfície inteira”, ensina o profissional.
O professor Danilo Avelar, do curso de Biomedicina do Centro Universitário de Brasília, afirma que o bicarbonato de sódio não é considerado um composto químico perigoso. No entanto, ele alerta para que o uso do produto não seja banalizado.
De acordo com o especialista, pela capacidade de alterar o equilíbrio ácido-base do corpo, o uso inadequado pode levar a quadros de náuseas, vômitos, dor de cabeça, dores musculares, alcalose metabólica (aumento do pH do sangue), aumento da frequência urinária, inquietação, irritabilidade e nervosismo. Em casos mais sérios, há risco de hemorragia cerebral.
O uso sem orientação médica e em quantidades desordenadas também pode interferir na eficácia de algumas classes de medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, segundo Danilo.
“Ao usar esse composto químico, deve-se tomar cuidado. Recomendo que, em caso de sentir qualquer desconforto ou incômodo após o contato com o bicarbonato, procure-se assistência médica”, aconselha o professor.
O bicarbonato de sódio é um ingrediente comum em muitos cremes dentais, sendo considerado um aliado na remoção de manchas dos dentes.
A dentista Carolina Figueiredo, que atua em Brasília, ressalta que a ação abrasiva do bicarbonato de sódio pode dar a impressão inicial de clareamento ou remoção de manchas. No entanto, a longo prazo, esse uso pode enfraquecer a estrutura dental.
“Essa indicação específica tem que ser feita pelo dentista. Não recomendo fazer o uso do bicarbonato por conta própria, justamente por causa da abrasão, que pode prejudicar pacientes que têm sensibilidade ou até mesmo já possuem desgastes nos dentes. O uso de substâncias abrasivas pode agravar essa situação”, explica a especialista.
Ela acrescenta que pessoas com gengiva sensível também devem evitar o uso do bicarbonato de sódio, pois o composto pode gerar inflamação e prejudicar o aspecto estético dos dentes.
O clareamento dentário consiste em utilizar agentes que removem as manchas profundas. De acordo com Carolina, os melhores agentes para isso são o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida, que se decompõe em peróxido de hidrogênio.
Esses compostos liberam oxigênio, ajudando a remover os pigmentos profundos da estrutura dentária sem a ação abrasiva do bicarbonato de sódio.
Carolina afirma que prescrições individuais de bicarbonato são situações pontuais que o dentista pode fazer, mas ela não recomenda o uso de substâncias abrasivas por conta própria. Os riscos são maiores que os benefícios, segundo ela.
“O bicarbonato de sódio até pode ser indicado em algumas situações, mas o adequado mesmo é que ele seja usado apenas pelo profissional a cada seis meses, na limpeza periódica”, conclui a profissional.