• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Governo de RO disponibiliza tratamento para câncer de mama em homens

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, os casos de câncer de mama em homens representam cerca de 1% do total de ocorrências...


Secom RO

Publicada em: 21/10/2024 15:15:18 - Atualizado

Foto: Secom RO
RONDÔNIA: A chegada do “Outubro Rosa” remete, de imediato, aos cuidados contra o câncer de mama. O que muitos não sabem, entretanto, é que a doença não atinge apenas as mulheres, mas também os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os casos de câncer de mama em homens representam cerca de 1% do total de ocorrências. O governo de Rondônia está preparado para atender os homens acometidos com a doença.

As indicações em caso de suspeita dos nódulos são: procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de onde reside e a pessoa atendida será encaminhada à fila da regulação para consulta com um especialista. O diagnóstico é feito através de uma mamografia, e caso seja necessário, será feito uma biópsia para identificar o tipo do tumor.

DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO

A doença se desenvolve nos homens basicamente da mesma forma que nas mulheres, com nódulos palpáveis na mama ou na axila. Outros sintomas observáveis são: alteração na pele, aumento unilateral do volume mamário, além de secreção sanguinolenta. O tratamento pode se estender, dependendo do estágio do tumor, podendo ser necessário o uso de quimioterapia e radioterapia ou procedimento cirúrgico radical, levando até à retirada da mama, caso necessário.

Segundo a médica especialista Mariana Góis, o homem identifica o problema quando ele mesmo se autoexamina; com um braço apoiando atrás da nuca, a mão que estiver livre a pessoa usa para apalpar a mama. O autoexame deve ser feito nas duas mamas. Deve-se observar se há liberação de líquidos pelos mamilos ou feridas. “O câncer de mama acontece também, em pacientes que tiveram histórico de câncer de próstata, é raro mas é algo que estes pacientes precisam estar atentos. Não há nenhum exame que substitua a mamografia, que pode reduzir o risco de morte em até 30% ”, afirmou.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou acerca dos cuidados preventivos à doença. ” É importante que todos fiquem atentos a este exame. O câncer de mama pode atingir poucos homens, mas pode tirar a vida de um pai de família, um trabalhador. Devemos estes atentos, precisamos fazer o autoexame e buscar ajuda.”


Fale conosco