Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 20 de outubro de 2025
BRASIL: Mais da metade dos brasileiros conhecem as chamadas "canetas emagrecedoras" -- medicamentos do tipo GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro. Os dados são do Ipsos Health Service Report 2025, divulgado nesta terça-feira (7).
Segundo o levantamento, 58% dos brasileiros afirmam já ter ouvido falar desses remédios, índice bem acima da média global de 36%. O país fica atrás apenas de Estados Unidos (74%), Canadá (70%) e Holanda (66%).
Esses medicamentos foram desenvolvidos para o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, mas ganharam notoriedade mundial pelo efeito de perda de peso em pacientes com obesidade e sobrepeso.
Segundo ainda o levantamento, 52% dos brasileiros apontam "saúde mental" como o maior problema de saúde do país. A doença é seguida por câncer (37%) e estresse em terceiro (33%).
Outro dado de destaque é referente a vacinação. O estudo aponta que o Brasil está entre os cinco países mais favoráveis à vacinação obrigatória. Cerca de 70% dos entrevistados concordam que a imunização contra doenças graves deveria ser compulsória, enquanto apenas 13% discordam.
O índice supera a média global e reflete, segundo a Ipsos, o histórico de campanhas nacionais de vacinação e a confiança no sistema público de imunização.
A pesquisa reuniu mais de 23 mil pessoas em 30 países.