• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 13 de outubro de 2025

Brasil registra aumento nos casos de intoxicação por metanol e total chega a 29

O número representa um aumento de cinco casos em relação ao último boletim divulgado na quarta-feira (8)...


Redação

Publicada em: 12/10/2025 09:59:46 - Atualizado

Foto: Reprodução

BRASIL - O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que o Brasil contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol decorrente da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. O número representa um aumento de cinco casos em relação ao último boletim divulgado na quarta-feira (8).

Dos casos confirmados, 25 ocorreram em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Ainda há 217 notificações em investigação e 249 casos suspeitos já foram descartados. Até o momento, apenas esses três estados registram confirmações da substância tóxica.

São Paulo concentra a maioria das suspeitas, com 160 notificações — cerca de 74% do total. Pernambuco aparece em seguida, com 31 investigações em andamento, além de outros registros distribuídos entre Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rondônia, que possui um caso sob apuração.

O Ministério também confirmou que não houve novos óbitos desde quarta-feira. Até agora, cinco mortes foram registradas em São Paulo. No entanto, 12 falecimentos seguem em investigação, sendo seis em São Paulo e os demais distribuídos entre Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

As autoridades reforçam o alerta para que a população evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa e denuncie a comercialização de produtos suspeitos aos órgãos de fiscalização.


Fale conosco