• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 6 de dezembro de 2025

RO reduz em 9% o número de mortes por AIDS e segue tendência de queda

Avanços são resultados da ampliação da testagem e oferta de tratamentos mais modernos no SUS...


Ministério da Saúde

Publicada em: 05/12/2025 17:39:25 - Atualizado

Foto: Reprodução

Rondônia apresentou redução significativa nas mortes por aids entre 2023 e 2024. O número de óbitos caiu de 108 para 98, o que representa uma redução de 9,2%. O resultado acompanha a tendência nacional: o país também reduziu em 13% os óbitos por aids, passando de mais de 10 mil para 9,1 mil no mesmo período, o menor número em três décadas, segundo o novo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Os dados refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e, principalmente, no acesso gratuito pelo SUS a terapias de ponta capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível. 

Combinação que levou também a eliminação, como problema de saúde pública, da transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê.

“Hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.


Fale conosco