• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

"Estamos a beira de um colapso" afirma titular da SESAU

Secretaria de Saúde de Rondônia está perto de chegar a situação de Manaus, afirma titular da SESAU


REDAÇÃO

Publicada em: 15/01/2021 17:21:02 - Atualizado

SAÚDE - 


PORTO VELHO - RO - Na tarde desta sexta-feira (15), em entrevista coletiva realizada na sede do Palácio do Governo, o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, disse que a situação do Estado é preocupante porque a pandemia de covid-19 está cada vez mais avançando. 

De acordo com o Secretário Máximo, Rondônia está perto de chegar a situação de Manaus (AM). “Infelizmente tenho que dizer a vocês que estamos à beira de um colapso. Não temos mais leitos e nem temos como expandir mais”, disse.

ESTATÍSTICA:

Fernando explicou que atualmente 439 pacientes estão internados com Covid no Estado. Na Capital, há apenas 11 leitos com UTI disponíveis: um no Cemetron, um no Hospital de Campanha, dois no CERO, 5 na AMI e duas no Samar. Nas últimas horas foram registrados 1.380 novos casos e 17 mortes.

AJUDA AO AMAZONAS:

Ainda conforme o titular da pasta da SESAU, o Estado do Amazonas pediu apoio e Rondônia e o Estado está ajudando no que é possível, com internações de pacientes vindos de Humaitá, Lábrea e Apuí. “É uma questão humanitária, precisamos atender esses seres humanos que não tem pra onde ir”, disse.O secretário afirmou que, após ouvir os líderes empresariais do setor, não há possibilidade de falta de oxigênio em Rondônia, “tem até reserva para aumentarmos um pouco de leitos”, afirmou.

PLANO DE VACINAÇÃO:

Quanto ao plano de vacinação, Máximo conta 68 mil doses adquiridas pelo Governo de Rondônia e que serão aplicadas inicialmente nos servidores da Saúde, que atuam na linha de frente do combate à pandemia, além de pessoas acima de 75 anos.

Nas últimas 24 horas foram registrados 17 mortes por covid-19 e mais de mil casos contabilizados.


Fale conosco