Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 8 de maio de 2025
BRASIL: Após reunião do comitê federal de enfrentamento à covid-19, no Palácio do Planalto, o ministério ainda confirmou que 1 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a doença chegarão amanhã.
A expectativa é que o avião aterrisse no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Essa é a primeira remessa das 100 milhões de doses contratadas pelo governo brasileiro com o laboratório.
Cruz informou que a pasta está fazendo um novo pregão para aquisição imediata de medicamentos sem registro de preços. A compra pode ser feita tanto na indústria nacional quanto na internacional, disse. Além disso, há negociações com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) para a chegada de mais insumos em maio.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou a necessidade do uso de máscaras e do distanciamento social junto à adesão à vacinação por parte dos brasileiros.
"Não adianta ficar esperando só pelo governo federal, governo estadual e governo municipal. Todos nós temos que nos comprometer com essa iniciativa", afirmou.
Segundo o ministro, a pasta vai lançar em breve um programa de testagem para tentar identificar casos positivos com maior rapidez e estabelecer uma política melhor de quarentena. Ele disse que o ministério percebe uma queda nos diagnósticos da covid-19, mas reforçou que "ainda estamos em momento de muita seriedade da pandemia".