• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Chegam ao Brasil 1,7 milhão de vacinas enviadas pelo Covax Facility

Carregamento faz parte de um lote de cerca de 4 milhões de doses que chega neste fim de semana remetido pelo consórcio


R7

Publicada em: 02/05/2021 10:21:19 - Atualizado

BRASIL: Pousou às 4h18 deste domingo (2), em Guarulhos (SP), um voo com 1,73 milhão de doses de vacinas contra covid-19 Oxford/AstraZeneca, entregues ao Brasil por meio do consórcio Covax Facility.

O carregamento faz parte de um lote de 3,76 milhões de doses desse imunizante que chegam ao país hoje.

O restante será enviado em um voo proveniente de Amsterdã, nos Países Baixos, que deve pousar em Guarulhos por volta das 17h.

Com as 220.800 doses recebidas ontem, o total enviado pelo Covax Facility neste fim de semana ao Brasil gira em torno de 4 milhões de vacinas.

As novas doses vão garantir a primeira dose no último grupo de idosos que está sendo vacinado: de 60 a 64 anos.

Também servirão para iniciar a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e indivíduos com deficiência permanente, além de continuar a campanha para forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

A última atualização do SUS mostra que 29,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose (38% do grupo prioritário) e 13,7 milhões completaram o esquema de duas doses (17,7% do grupo prioritário).

A diferença se deve, em boa parte, porque a vacina Oxford/AstraZeneca tem um intervalo de 12 semanas entre as doses. Ou seja, quem foi vacinado em março só receberá o reforço em junho.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu vacinar todos os 77,2 milhões de brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários até setembro.

O país também recebeu nesta semana 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, que será distribuída somente para as capitais neste primeiro momento devido à necessidade de refrigeração ultrafria (-70°C).

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), assim como a agência reguladora dos EUA, aprovou o armazenamento da vacina da Pfizer a -20°C, mas por um período de 14 dias.

Desta forma, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) enviará aos estados as doses de reforço — que deve ser aplicada após três semanas — posteriormente.

O Brasil tem um acordo de 100 milhões de doses da Pfizer, com expectativa de fechar um novo contrato para mais 100 milhões.






Fale conosco