Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
A depressão é uma doença em parte física que pode ser tratada com fármacos anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno, dizem os especialiastas.
Estima-se que só na Europa um em cada 13 indivíduos sofra ou venha eventualmente a padecer de depressão, doença esta que é amplamente tratada com drogas que manipulam certos químicos cerebrais.
Mas vários estudos apontam que cerca de um terço das pessoas têm níveis elevados de biomarcadores imunes a esses fármacos presentes na corrente sanguínea.
O professor Edward Bullmore, chefe do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, acredita que estes pacientes possam alternativamente ser tratados com medicamentos anti-inflamatórios.
Nas suas palavras: “A ideia é que a inflamação associada a doenças físicas está a afetar diretamente o cérebro, e isto abre várias vias e perspetivas para diferentes tipos de tratamentos”.
Anteriormente a comunidade médica acreditava que o cérebro e o sistema imunitário operavam separadamente.
A professora Wendy Burn, docente no Royal College of Psychiatrists, disse: “É uma teoria fascinante e pode oferecer novas abordagens relativamente ao modo como lidamos com a depressão”.