• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 7 de janeiro de 2026

De maduro ao apodrecimento no cárcere


Por Valdemir Caldas

05/01/2026 16:42:05 - Atualizado

Viva a democracia! A população sofrida, humilhada e explorada da Venezuela pode respirar aliviada. Os mais de 8 mil venezuelanos que abandonaram seus lares, familiares, amigos, fugindo da fome, da miséria e da insegurança produzidos pelo regime sanguinário de um psicopata, agora podem voltar à sua terra natal. Mais um ditador deixa o poder para entrar no cárcere.

Nicolás Maduro foi capturado pelo exército americano na madrugada de sábado, 3, durante uma operação militar extraordinária, sem causar efeitos colaterais, e levado aos Estados Unidos, onde será julgado, não por juízes indicados e controlados por ele, mas por uma corte independente, que certamente o condenará a passar o resto de sua vida miserável na prisão. Isso mostra que não há mal que dure para sempre.

Quem achava que o presidente Donald Trump tinha amarelado, enganou-se redondamente. Mas não pense que Trump destronou Maduro só porque ele estava mandando drogas para envenenar americanos, ou, então, porque estava preocupado com o sofrimento da população. Não! Por atrás da invasão americana esconde algo precioso aos olhos do mundo: petróleo. Segundo especialistas, o solo venezuelano abriga a maior reserva de petróleo do mundo. E é exatamente isso que interessa ao governo americano, porém, como ensina o ditado popular, uma mão lava a outra, ou seja, Trump livrou o povo da Venezuela da presença nefasta de Maduro em troca das riquezas do país. Nesse caso, ambos saíram ganhando.

Daqui a pouco, idiotas úteis ocuparão as mídias sociais para condenar a ação militar dos Estados Unidos e, de quebra, acariciar o ex-ditador. São as mesmas figurinhas carimbadas que exaltam a democracia, mas abraçam velhos e conhecidos tiranos. O dia 3 de janeiro de 2026 ficará marcado no calendário mundial como a data em que mais déspota foi apeado do poder pela força da democracia. E dê-se por satisfeito ter saído do episódio vivo, porque outros da mesma laia tiveram o destino da cova. De maduro ao apodrecimento no cárcere.


O RONDONOTÍCIAS preserva integralmente a liberdade de opinião de seus colaboradores, não interferindo no conteúdo dos textos assinados, cuja responsabilidade é exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a posição institucional do jornal.
Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.