• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 24 de fevereiro de 2024

Maceió registra novo afundamento de terra perto da antiga mina de sal: ‘Situação é preocupante’

A área isolada abrigava uma mina de extração de sal-gema da Braskem; a prefeitura decretou estado de emergência por 180 dias


R7

Publicada em: 30/11/2023 17:46:03 - Atualizado

BRASIL: A Defesa Civil de Maceió informou que foi registrado, às 10h desta quinta-feira (30), um novo sismo local, de 0,6 de magnitude. A prefeitura da capital alagoana decretou estado de emergência após o alerta para “risco iminente de colapso” no bairro de Mutange, onde fica a mina 18 da Braskem. As causas dos tremores de terra nos últimos dias ainda são investigadas pelas autoridades.

“A situação é preocupante, porque a velocidade de subsidência tanto vertical quanto horizontal continua alta, indicando afundamento do solo,” disse o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Jr. Na geologia, o processo de subsidência se refere ao movimento de afundamento do solo.

Uma capa, agora fina, cobre a cavidade 18, uma mina da Braskem no bairro Mutange. Esta e outras minas foram criadas em decorrência da atividade de mineração para a extração de sal-gema, um cloreto de sódio usado para produzir soda cáustica e policloreto de vinila (PVC).



Fale conosco