• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 25 de setembro de 2026

PF revela “central de inteligência” para desviar fundão do PL em Rondônia

Um setor de inteligência foi articulado pelos acusados


Redação

Publicada em: 25/09/2026 10:39:03 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Deflagrada pela Polícia Federal (PF) em setembro de 2026, a Operação Dreno atingiu diretamente a cúpula e os bastidores do Partido Liberal (PL) no estado de Rondônia. O caso investiga esquemas de apropriação e desvio de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o “Fundão Eleitoral”, no âmbito das eleições municipais e estaduais.

As investigações apontaram que cidades como Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho foram “drenadas” por meio de contratos fictícios, prestação de serviços simulada e repasses a operadores ligados ao PL rondoniense.

Por conta dessa operação, o prefeito Marcélio Nogueira, uma das figuras mais influentes do PL no interior de Rondônia e que atuava como coordenador-geral da campanha do senador Marcos Rogério, acabou pedindo para sair da corrida eleitoral deste ano.

Mas, além desses apontamentos, a Polícia Federal afirmou que os envolvidos nesse suposto esquema dentro do PL engendraram um refinado esquema de espionagem para antecipar os passos das autoridades.

Segundo a PF, com o aprofundamento das diligências, ficou demonstrado que os investigados executaram manobras como desocupação de residências, ocultação, substituição e formatação de celulares, transporte de antena de internet via satélite e tentativa de hospedagem em nome de terceiros.

Toda essa engrenagem foi desarticulada em uma nova operação da PF, realizada na última semana, e aponta para um grande núcleo de arapongagem que teria sido montado para, supostamente, desviar dinheiro do Fundão Eleitoral destinado às campanhas do PL no Estado.

O caso segue em apuração pelas autoridades competentes. 

CONFIRA: PF e MP/RO apuram vazamento de informações sigilosas e obstrução de investigação — Polícia Federal


Fale conosco