• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

Após fuga, visitas e banhos de sol para os detentos são suspensos em presídios federais do país

Em presídios federais, os presos têm direito a duas horas diárias de banho de sol. A fuga de Mossoró (RN) ocorreu nessa quarta-feira (14/2)


METROPOLES

Publicada em: 15/02/2024 11:27:58 - Atualizado

FOTO METROPOLES

BRASIL: Após a fuga de dois presos ligados ao Comando Vermelho (CV) da Penitenciária Federal de Mossoró, o diretor substituto do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, determinou, nesta quinta-feira (15/2), o emprego do nível de segurança 2 nos cinco presídios federais de segurança máxima, o que significa a suspensão de visitas e banhos de sol para os detentos. A decisão vale para esta quinta e sexta-feira (16/2).

Em presídios federais, os detentos têm direito a duas horas diárias de banho de sol.

A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) também decretou:

  • a suspensão de visitas sociais e de advogados e das atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, com exceção de atendimentos emergenciais de saúde;
  • a limitação de acesso às dependências das vivências, isolamento e inclusão.

O presídios federais de segurança máxima no Brasil são: Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

A fuga de Mossoró

Essa é a primeira vez que detentos escapam de uma unidade de segurança máxima do sistema penitenciário federal na história. Uma das principais suspeitas é de que os criminosos, identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, teriam saído pelo teto da cela, por meio de um buraco na parte da placa metálica. Eles também teriam arrancado a fiação responsável pela iluminação das celas.



Fale conosco