• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 23 de junho de 2024

Moradores de Caxias do Sul relatam tremor de terra e Bombeiros orientam evacuação

Cidade já havia registrado deslizamentos no domingo (12)


CNN

Publicada em: 13/05/2024 10:48:24 - Atualizado

BRASIL: Moradores da cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira (13) em meio às fortes chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros da região informou que está verificando os relatos e orientou que os moradores deixem imediatamente suas casas em caso do aparecimento de rachaduras.

Pelas redes sociais, moradores contaram que sentiram a casa “chacoalhar” por pelo menos três vezes. Em vídeos, também há relatos de barulhos de estalos. Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul disse que os tremores foram registrados em pelo menos quatro bairros da cidade, mas que não não há riscos para a população.

Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água.

“Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques.

Segundo o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 01h48 foi registrado em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X.




Fale conosco