• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 12 de junho de 2024

RS calcula em R$ 200 bilhões custo de reconstrução após enchentes, dizem fontes

Valor é dez vezes maior que o previsto pelo governador no início do mês


CNN

Publicada em: 21/05/2024 16:05:04 - Atualizado


BRASIL: O estado do Rio Grande do Sul estima que serão necessários pelo menos R$ 200 bilhões para reconstruir o estado, segundo fontes próximas ao governador Eduardo leite.

O valor é dez vezes maior que o previsto pelo governador no início do mês.

O estado já começou a fazer o planejamento desta reconstrução, contanto para tanto com o trabalho de três consultorias internacionais.

Uma preocupação do governo gaúcho é com a elaboração de projetos, um tema que tradicionalmente o setor público enfrenta dificuldades.

A solução até agora é de acoplar a área de Parcerias e Investimentos dentro da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, anunciada na sexta-feira por Leite.

Será por meio dela que se dará a captação de recursos públicos e principalmente privados, tendo em vista haver a percepção na cúpula do estado de que parte significativa dos recursos para a reconstrução serão privados.

Um outro ponto que o estado pretende implementar é agregar no projeto de reconstrução adaptação e resiliência das novas obras a catástrofes climáticas.

Por exemplo, parte das pontes que serão refeitas já terão posição maior do que a original, justamente para evitar que uma eventual nova cheia dos rios a a derrube novamente.

Isso vale também, por exemplo, para as 43 escolas públicas que serão reconstruídas. Muitas deles não ficarão no mesmo lugar da original.




Fale conosco