Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 30 de outubro de 2024
BRASIL: Xinxa Góes de Siqueira, mais conhecido como Xinxa, o rei da Cebola, empresário do setor alimentício em Pernambuco, foi preso na quarta-feira (31). Ele é suspeito de chefiar uma quadrilha que teria movimentado R$ 70 milhões por meio de um esquema de lavagem de dinheiro, agiotagem e sonegação fiscal, segundo a Polícia Federal.
O empresário costumava ostentar carros de luxo, passeios de lancha e helicóptero, cavalos de raça e fotos com celebridades, como Wesley Safadão e Belo nas redes sociais. Xinxa é filho do ex-deputado estadual Apolinário Siqueira, de Pernambuco.
Por conta da ostentação nas redes, a vida de Xinxa chamou atenção da Polícia Federal. No Instagram, ele se apresenta como "Chelsea" e costuma postar fotos com carros de luxo, como uma Ferrari vermelha, Range Rover, Mercedes-Benz e Porsche.
O principal negócio do empresário é uma transportadora especializada em hortifrúti chamada "Xinxa, o Rei da Cebola", localizada no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. A empresa realiza o transporte de produtos como batata, alho e cenoura, além de cebola, um item que também era comercializado pelo pai do empresário.
A transportadora está registrada na Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) sob o nome Essencial Transportadora & Comércio de Hortifrutigranjeiros Ltda. e opera desde 21 de novembro de 2008.
De acordo com as investigações da Polícia Federal, Xinxa também possuía uma loja de veículos de luxo em Fortaleza, registrada em nome de uma pessoa vinculada a ele, possivelmente um intermediário. Os veículos apreendidos durante a operação no local estão avaliados em mais de R$ 30 milhões.
Além disso, a Polícia Federal está investigando o envolvimento de Xinxa em empréstimos e aluguéis de armas, sendo ele registrado como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC).