• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 4 de outubro de 2024

Assassinato de empresário no Rio de Janeiro destaca vulnerabilidade de blindagem automotiva

Criminosos usaram armamento pesado para atacar veículo blindado


IG

Publicada em: 03/10/2024 11:39:14 - Atualizado

BRASIL:  No último domingo (29), o empresário Manuel Agostinho Rodrigues de Miranda , de 66 anos, foi assassinado no Rio de Janeiro após ter seu veículo atingido por dezenas de tiros disparados por criminosos .

A Polícia Civil suspeita que o crime tenha sido motivado por vingança . O ataque ocorreu enquanto o empresário estava em seu Toyota Corolla blindado . O veículo foi alvo de mais de 30 disparos concentrados na área da maçaneta da porta do motorista.

A Polícia também informou que os criminosos utilizaram fuzis de calibre 7,62 mm durante o ataque. O caso evidencia o nível de eficácia da blindagem em veículos civis , especialmente quando são utilizados armamentos pesados.

A proteção da blindagem é composta pela instalação de materiais resistentes a impactos, como aço , vidros espessos e polímeros especiais . Este revestimento é aplicado em áreas estratégicas, como portas, vidros e teto, e é classificado em seis níveis que determinam a proteção contra diferentes calibres de armas de fogo.

No Brasil, a blindagem mais comum é a nível III-A , capaz de suportar tiros de armas de pequeno e médio porte, como pistolas de 9 mm e .44. Essa categoria é a mais alta permitida para veículos de uso civil , enquanto os níveis de proteção quatro a seis são restritos às forças policiais .

Vulnerabilidades da blindagem

As vulnerabilidades da blindagem aparecem em locais onde o revestimento não pode ser aplicado com a mesma eficácia, como nas junções entre as portas e as maçanetas.



Fale conosco