• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024

Não há previsão de retorno da energia para 1,45 milhão de paulistanos, diz Enel

Empresa pediu ajuda a equipes de outros estados para conter rastro de destruição que matou sete pessoas, após tempestade na sexta


r7

Publicada em: 12/10/2024 15:45:21 - Atualizado

BRASIL - Ainda há ao menos 1,45 milhão de pessoas sem energia na região metropolitana de São Paulo, após o temporal que atingiu o estado no fim da tarde desta sexta-feira (11). Com ventos que chegaram a 100 km/h, a chuva matou sete pessoas, entre interior e capital, causou apagões principalmente nas regiões oeste e sul da cidade, provocou congestionamentos e interrompeu até o fornecimento de água.

A Enel classifica o episódio como um “evento climático extremo” e afirma que 17 linhas de alta tensão foram impactadas. Segundo o presidente da empresa, Guilherme Lencastre, não há previsão de que a situação seja normalizada.

Equipes do Ceará e do Rio, além de concessionárias vizinhas, foram acionadas pela companhia, responsável pela distribuição de energia em São Paulo.

“Cerca de 500 mil clientes já tiveram a energia elétrica religada e nossas equipes atuaram durante toda a madrugada. No momento, são 1.600 eletricistas em atuação e pretendemos que haja 2.500 até o final do dia”, declarou Lencastre à RECORD, após entrevista coletiva concedida neste sábado (12) — o número foi atualizado para 650 mil clientes às 15h.

“Temos muito trabalho a ser feito”, completou. “Há dois helicópteros percorrendo as áreas das linhas de alta tensão afetadas. Precisamos identificar as falhas e o tamanho delas. Peço que as pessoas entrem em contato por meio dos canais digitais, pois a gente captura essas informações e identifica onde a chuva causou maior impacto.”

Até a tarde deste sábado, foram mais de 1 milhão de chamados.

Segundo Lencastre, a Enel colocou 500 geradores à disposição de clientes com mais urgência, como clínicas e hospitais.

Das 17 linhas de alta tensão desligadas, apenas cinco haviam voltado a funcionar até a publicação deste texto. Onze subestações de energia foram comprometidas pelo temporal, mas oito já voltaram a funcionar.



Fale conosco