• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 22 de fevereiro de 2025

Prefeito de SP anuncia que Guarda Municipal será primeira "Polícia Urbana" do Brasil

Alteração está sendo analisada pela Procuradoria do município


cnn

Publicada em: 21/02/2025 15:50:26 - Atualizado

BRASIL: O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta sexta-feira (21) que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) deverá mudar de nome, podendo se chamar Polícia Urbana.

A decisão ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, na última quinta-feira (20), que as guardas municipais podem atuar em policiamento urbano, desde que não sobreponham as atividades das polícias Militar e Civil.

“De acordo com o entendimento fixado, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação fica limitada às instalações municipais, em cooperação com os demais órgãos de segurança pública e sob a fiscalização do Ministério Público”, diz o STF.

O relator do processo era o ministro Luiz Fux, que foi favorável a ampliar os poderes da guarda municipal e acompanhado pelos ministros: Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Flávio Dino e André Mendonça.

A alteração está sendo analisada pela Procuradoria do município para definir se será feita por decreto ou projeto de lei. Ricardo Nunes classificou a decisão do supremo como uma “pancada para a criminalidade”.

“A decisão do STF é uma pancada contra a criminalidade. A GCM de São Paulo já está muito bem armada, preparada e treinada”, afirmou o prefeito.

Hoje, a corporação conta com 7.500 agentes. Segundo Nunes, A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo é maior que a Polícia Militar de dez estados brasileiros.




Fale conosco