Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 3 de maio de 2026

BRASIL: O governo da Paraíba decretou situação de calamidade pública após chuvas intensas no estado. O anúncio foi feito pelo governador Lucas Ribeiro (PP), na última sexta-feira (1), durante visita técnica à cidade de Ingá, onde houve o rompimento parcial de uma ponte.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), quatro cidades paraibanas atingiram acumulados acima da média dos últimos 30 anos: Alhandra (191 mm), Mogeiro (117 mm), Pilar (170 mm) e São José dos Ramos (128 mm).
De acordo com a gestão estadual, as cidades de Ingá, Itabaiana, Mogeiro, Pilar e Salgado de São Félix apresentam os cenários mais vulneráveis.
Já determinamos medidas emergenciais, como a edição de um decreto de calamidade pública para viabilizar intervenções rápidas, e seguimos em diálogo permanente com as prefeituras, unindo esforços para que a ajuda chegue com agilidade a quem mais precisa.Lucas Ribeiro (PP)
O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) informou que trechos do estado foram impactados pelas chuvas intensas nas últimas 24 horas.
Entre os trechos comprometidos estão a PB-032, na região de Pedras de Fogo; a PB-054, no acesso entre Itabaiana e a BR-230; e a PB-066, em Ingá, onde houve rompimento em estrutura de ponte, interrompendo a ligação entre Itabaiana e Mogeiro.
Além disso, há interdição na estrada entre Pilar e Itabaiana, devido a danos severos na via, e risco monitorado na PB-048, conforme informações do governo do estado.
De acordo com a gestão estadual, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano já iniciou o apoio às famílias impactadas pelas fortes chuvas. Ainda segundo o governo da Paraíba, estão sendo providenciados e distribuídos itens essenciais como cestas básicas, água potável, colchões, cobertores e enxovais às pessoas desabrigadas ou em situação de risco.