• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 7 de maio de 2026

Prazo para presidente Lula promulgar PL da Dosimetria acaba nesta quarta-feira, 06

Se presidente não assinar texto aprovado pelo Congresso, decisão passa para Davi Alcolumbre; lei reduz as penas do 8 de janeiro


ig

Publicada em: 06/05/2026 09:28:43 - Atualizado

O prazo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para promulgar a derrubada dos vetos ao chamado PL da Dosimetria termina às 19h18 desta quarta-feira (06). O veto do executivo foi derrubado pelo Congresso Nacional na semana passada.

Conforme as especulações, Lula não deve assinar. Se isso acontecer, a responsabilidade passa automaticamente ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil), que poderá promulgar a nova lei.

A regra está prevista na Constituição. Quando deputados e senadores derrubam um veto presidencial, o texto volta ao chefe do Executivo, que tem 48 horas para promulgá-lo. Se o prazo expira sem assinatura, o ato retorna ao Congresso.

O governo tenta evitar que Lula fique diretamente associado a uma proposta que ele próprio vetou integralmente em janeiro deste ano.

A avaliação entre aliados do presidente é que a promulgação por Alcolumbre reduziria o desgaste político dentro da base governista e evitaria que Lula colocasse sua assinatura em uma mudança que beneficia condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

O que muda se a lei entrar em vigor

O projeto altera a chamada dosimetria da pena, etapa em que o Judiciário define o tamanho da punição de um condenado.

Tentativa de golpe do 8 de janeiro
Divulgação/PT
Tentativa de golpe do 8 de janeiro

Hoje, quando uma pessoa é condenada por vários crimes, as penas podem ser somadas. Com a nova regra, nos casos de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, passa a valer apenas a punição do crime mais grave, com aumento parcial, sem soma integral das condenações.

O texto também reduz o tempo necessário para progressão de regime em alguns casos sem violência ou grave ameaça.

A medida deve atingir diretamente condenados pelos ataques de 8 de janeiro e pode beneficiar pelo menos 190 pessoas, segundo balanço mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os possíveis beneficiados está o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses por crimes ligados à tentativa de golpe.

Pelas regras atuais, Bolsonaro só poderia deixar o regime fechado em 2033. Com a nova lei, especialistas avaliam que o prazo pode cair para algo entre dois e quatro anos.

Revisão não será automática

Mesmo após a promulgação, a redução das penas não ocorre de forma imediata.

Publicidade

O texto precisará ser aplicado caso a caso pelo Supremo. As defesas dos condenados, o Ministério Público ou ministros da Corte terão de provocar formalmente a revisão das sentenças.


Fale conosco