• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 21 de maio de 2026

Polícia Federal investiga perito por vazamento no caso Banco Master; saiba quem é

Entre as medidas autorizadas, está a suspensão do exercício da função pública do policial federal investigado


metropoles

Publicada em: 19/05/2026 10:39:05 - Atualizado

BRASIL: A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19/5), a 7ª fase da Operação Compliance Zero para investigar suposto vazamento de informações sigilosas relacionadas às diligências sobre fraudes envolvendo o Banco Master. A coluna apurou que o perito criminal federal investigado é João Cláudio Nabas.

A ação teve como alvo um perito criminal federal suspeito de repassar informações obtidas durante a investigação a um profissional da imprensa.

Entre as medidas autorizadas, está a suspensão do exercício da função pública do policial federal investigado.

As apurações apontam que ele teria divulgado informações sigilosas relacionadas à análise de materiais apreendidos em fases anteriores da Operação Compliance Zero.

De acordo com os investigadores, os dados repassados estariam ligados aos fatos apurados no início do caso envolvendo suspeitas de fraudes financeiras ligadas ao Banco Master.

A Polícia Federal não detalhou quais informações teriam sido vazadas nem o conteúdo do material analisado pelo perito.

A 7ª fase da Compliance Zero ocorre em meio ao aprofundamento das investigações sobre o esquema que envolve suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, obstrução de Justiça e monitoramento ilegal de autoridades, jornalistas e opositores ligados ao grupo investigado.

O caso tramita no Supremo Tribunal Federal por envolver pessoas com foro e servidores federais.

Até o momento, a defesa do perito investigado não havia se manifestado.


Fale conosco