• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 13 de maio de 2024

Técnica de enfermagem aplicou 'vacina de vento' em idosa para desviar dose

Adenilde da Silva vai responder pelos crimes de peculato e de infração de medida sanitária. Em depoimento, ela disse que errou na aplicação da vacina...


g1

Publicada em: 12/03/2021 19:46:38 - Atualizado

A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira (12) a profissional de saúde suspeita de aplicar "vacina de vento" em um posto em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo os investigadores, em 27 de janeiro, a técnica de enfermagem Adenilde Lourenço da Silva aplicou uma falsa dose numa idosa de 85 anos, com o intuito de desviar o imunizante.

"Ao final, foi possível comprovar o efetivo desvio da dose", explicou a delegada Bianca Lima.

A auxiliar de enfermagem responderá pelos crimes de peculato e de infração de medida sanitária, e a Polícia Civil representou pelo afastamento de sua função pública.

O caso foi no Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. Em depoimento, Adenilde da Silva disse ter errado ao não aplicar a vacina contra a Covid-19 na idosa.

Segundo a técnica de enfermagem, o líquido da vacina foi colocado na seringa por uma residente – que negou. Ela afirmou ter percebido que havia algo errado, mas não comunicou o ocorrido à enfermeira-chefe.

A filha da paciente gravou a aplicação e, ao rever o registro, percebeu que a seringa estava vazia ou com uma quantidade mínima do imunizante.


Fale conosco