Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 8 de agosto de 2025
Indígenas de várias regiões do país protestam na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta terça-feira (24), contra medidas que dificultam a demarcação de terras e incentivam atividades de garimpo. Os manifestantes fazem parte do acampamento "Luta pela Vida", montado desde domingo (22), a cerca de dois quilômetros do Congresso Nacional.
Pouco depois das 16h30, todas as pistas da Esplanada, em direção à Praça dos Três Poderes – destino final da manifestação – foram interditadas. Elas ficaram fechadas para o tráfego por cerca de uma hora.
A Polícia Militar do DF acompanha o ato, sem registro de ocorrências até a publicação desta reportagem.
Segundo os organizadores, o movimento conta com representantes de 170 povos indígenas. A mobilização ocorre na semana em que o Supremo Tribunal Federal (STF) prevê na pauta o julgamento de um recurso que pode instituir o chamado "marco temporal" para demarcações, defendido por ruralista.
Os manifestantes dançam e cantam músicas indígenas, além de levar faixas e cartazes com frases como "Fora Bolsonaro", "Terras Protegidas" e "Respeito à Educação", com pedido de investimentos em escolas indígenas.
Em frente ao Congresso Nacional, um grupo estendeu uma faixa pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).