• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 17 de maio de 2024

Casos de queimadas aumentam com a chegada do verão amazônico, saiba como denunciar

Até o mês passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) já havia somado mais de 80 denúncias


Rondonotícias

Publicada em: 28/06/2023 07:35:37 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: O ar pesado de fumaça já pode ser percebido na Capital, principalmente quando chega o final da tarde. As queimadas urbanas têm ocorrido com mais frequência com a chegada do verão amazônico. 

Até o mês passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) já havia somado mais de 80 denúncias, as ocorrências são registradas em residências e terrenos baldios com queima de lixo doméstico, fios entre outros.

A população é quem mais sofre com as queimadas, principalmente crianças e idosos. É nesse período que os problemas respiratórios começam a se desenvolver em pessoas saudáveis e se agravam em quem já possui alguma enfermidade. As substancias toxicas que emite a fumaça das queimadas podem causar problemas como asma, bronquite e reação nos olhos.

Na Capital a Sema possui canais de ouvidoria para denúncias de incêndios urbanos, em caso de queimadas ligue 193 para o Corpo de Bombeiros ou no telefone da secretaria o (69) 98423-4092, a ligação pode ser anônima. A multa prevista para quem for pego queimando pode chegar até a R$944 mil, dependendo do dano ocasionado.


Fale conosco