• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Prefeitura do município de Porto Velho realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura

Encontro aconteceu na Escola Major Guapindaia, no final de semana


SMC

Publicada em: 30/10/2023 09:28:09 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural), realizou na última sexta-feira (27) e sábado (28), a 4ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema: Democracia e direito à cultura. Os encontros aconteceram no auditório da Escola Estadual Major Guapindaia, e contaram com a participação de personalidades públicas, além da sociedade civil organizada, em especial artistas, líderes e membros culturais, produtores e trabalhadores do setor. Os vereadores Aleks Palitot e Everaldo Fogaça estiveram presentes no evento.

A cerimônia de abertura foi ministrada por Altair Santos, diretor do Departamento de Desenvolvimento Cultural. A banda Águias Negras, da Associação São Tiago Maior, fez uma apresentação especial na abertura da conferência.

Representando o prefeito Hildon Chaves, o secretário-geral de Governo, Fabricio Jurado, falou sobre o evento. “A cultura de Porto Velho é de uma riqueza inigualável, e a gestão municipal vem trabalhando para que possamos garantir maiores percentuais para o orçamento da cultura local. Queremos estimular um diálogo construtivo sobre políticas culturais, valorizando a diversidade cultural, memória e patrimônio, além de fortalecer os setores culturais e criativos do nosso município. A realização desta conferência é uma oportunidade ímpar para avançarmos ainda mais nas políticas que fomentarão a cultura de Porto Velho. Isso mostra o cuidado desta gestão com um segmento tão importante e expressivo, que precisa avançar em busca de ferramentas para seu fortalecimento”, declarou.

O evento contou com a parceria do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), que visa debater projetos e ações que garantam a inclusão e promoção dos artistas e trabalhadores na área da cultura.

“É uma grande oportunidade para reunirmos representantes da classe artística, debatermos as prioridades e avanços na área. Todos têm direito à palavra. A gente acredita que a identidade e o sentimento de pertencimento só serão criados, mantidos e valorizados nos munícipes se houver esse trabalho de resgate cultural e fomento à cultura. Tenho a certeza que a administração do prefeito Hildon Chaves continuará trabalhando para valorizar e incentivar os artistas e os movimentos culturais de nossa cidade”, afirmou Godofredo Gonçalves Neto, presidente da Funcultural.

A Conferência Municipal de Cultura discutiu o tema proposto dividido em seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

No sábado (28), das 8h às 18h, foram elaboradas propostas de políticas culturais com diversos painéis e temas cruciais para que os grupos de trabalho pudessem contribuir com ideias, soluções e propostas para o desenvolvimento da cultura no município.


Fale conosco