Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Apesar do período chuvoso ter finalmente chegado à região Norte do país após uma estiagem severa, a situação do Rio Madeira em Porto Velho continua a surpreender. Nos últimos 10 dias, o nível do rio tem mostrado variações intrigantes, conforme relatado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
O "inverno amazônico" está em andamento, mas as chuvas têm ficado aquém da média climatológica, resultando em uma movimentação instável de subida e descida do Rio Madeira que, surpreendentemente, é considerada normal para a época do ano, de acordo com o SGB.
As medições de cotas revelam que, nesta quarta-feira (1º), o nível do rio atingiu 1,43 metros. Embora essa marca represente uma diminuição em comparação com a semana passada, houve um aumento de 13 centímetros em relação ao valor registrado na terça-feira (31).
Nos últimos 10 dias, a maior cota registrada ocorreu em 23 de outubro, quando o rio atingiu 1,71 metro. Por outro lado, a menor cota foi registrada em 30 de outubro, quando o nível caiu para 1,30 metro, criando uma sequência intrigante de oscilações.
De acordo com o Serviço Geológico, essas flutuações indicam o processo de cheia, que ocorre quando chuvas intensas atingem a cabeceira do rio, localizada na Bolívia. Com as precipitações no país vizinho, os níveis de água começam a oscilar em uma tendência de subida.