• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Prefeitura de Porto Velho leva serviços de saúde para moradores do Morar Melhor

Mais de 600 atendimentos foram feitos no residencial, durante ação realizada no último sábado (11)


Assessoria

Publicada em: 13/11/2023 13:55:21 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Moradores do Residencial Morar Melhor, na zona Sul de Porto Velho, receberam a ação “Extra Muro” no último sábado (11). A atividade realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), proporcionou à comunidade diversos serviços de saúde. Mais de 600 atendimentos foram feitos na região.

A ação, criada em 2014 pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, foi liderada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) Caladinho e Castanheiras, e teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e facilitar os atendimentos da Atenção Primária de Saúde (APS) para os moradores.

“Como parte da rotina da Semusa em monitorar a busca da população pelos serviços de saúde, vimos a necessidade dos pacientes da região serem atendidos. Por isso, essas duas unidades se uniram para levar os atendimentos de saúde para essas pessoas”, disse Fabiana Ferreira, assistente administrativa da USF Castanheiras.

SERVIÇOS

No local, os profissionais de saúde realizaram diversos atendimentos de saúde, como testes rápidos de Infecções Sextualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de glicemia, atualização do esquema vacinal, atendimento clínico médico, planejamento familiar, verificação de pressão arterial, coleta de HPV e pesagem para o Programa Bolsa Família.

A moradora do conjunto, Otília Fátima de Souza, aproveitou a ação para atualizar os exames de rotina.

“Essa ação é maravilhosa. Eu passei pela triagem e depois pela consulta com a médica. Fiz exames de ISTs, glicemia e outros. Graças a Deus, está tudo bem. Agora eu vou fazer os outros procedimentos que não são realizados aqui para ter um panorama geral da minha saúde”, relatou Otília.

Ao todo, 75 pessoas participaram da ação, entre profissionais da Semusa, acadêmicos de medicina e enfermagem, que ofereceram, durante a manhã de sábado, serviços de saúde para toda a comunidade.

VACINAÇÃO
Quem participou da atividade também pôde aproveitar o momento para atualizar o esquema vacinal. Segundo a enfermeira do Departamento de Imunização da Semusa, Marina Martellet, todas as vacinas presentes no Plano Nacional de Imunização (PNI) foram disponibilizadas na ação.

“Foram mais de 15 imunobiológicos disponíveis para toda a população, uma oportunidade para prevenir doenças e manter a qualidade de vida”, declarou Marina.

A nova campanha contra a gripe começou nesta segunda-feira (13), mas quem participou da ação no Morar Melhor já aproveitou para tomar o imunizante contra a Influenza antecipadamente, um deles foi o Óliver Emanuel, de 14 anos.

“Eu já aproveitei para tomar a vacina hoje pois a ação aconteceu aqui perto de casa e isso é muito bom. Aí minha mãe já me trouxe para se imunizar e evitar de ter complicações devido à gripe”, agradeceu Óliver.

ATENDIMENTOS

De acordo com a enfermeira do Departamento de Imunização da Semusa, Marina Martellet, pelo menos 290 doses de diversos imunizantes foram aplicadas na população.

Segundo o gerente da USF Caladinho, Ferreira Morais, ao todo, entre atendimentos de enfermagem, vacinação, médico e outros, foram cerca de 600 serviços realizados.

“Esses números reforçam o compromisso da Prefeitura de Porto Velho em promover o acesso à saúde. Essas ações acontecem constantemente justamente para trazer qualidade de vida para toda a população”, concluiu Ferreira.


Fale conosco