• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 16 de setembro de 2024

“O desrespeito na escola começa em casa”, diz Doutora Sônia Graveno

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira...


Redação

Publicada em: 05/09/2024 15:21:21 - Atualizado

PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (5) a professora do Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Sônia Graveno, para falar sobre as questões da educação na atualidade.

Pós-graduada em pedagogia, doutora em educação e atualmente responsável pelos assuntos estudantis da reitoria do IFRO, Sônia Graveno afirma que a educação passa por muitos desafios, principalmente no que diz respeito as pessoas com deficiência.

A gente precisa pensar, estudar, analisar cada uma das necessidades dos estudantes que estão ingressando no IFRO para conseguir fazer um atendimento inclusivo de fato, que possa dar condições para essas pessoas com deficiência estudar, afirmou Sônia Graveno.

Sobre a mudança drástica na forma de convencia e respeito entre aluno e professor dentro de sala de aula, a professora Sônia falou que isso é um reflexo dos problemas atuais vividos dentro das famílias dos estudantes.

E uma realidade muito triste, eu interpreto como uma carência social. Se hoje a escola está sofrendo essas consequências é porque a família também está bastante desestruturada. Eu acredito que o problema está anterior à escola, na fragilidade social que a gente vem enfrentando nas famílias desestruturadas, disse Sônia Graveno.

A professora Sônia também destacou o trabalho do IFRO, que oferece ensino médio integrado com uma qualificação profissional aos jovens que ingressam na instituição, o que é uma especificidade de ensino oferecido pelo IFRO.

O ensino profissionalizante traz essa vantagem para o estudante ocupar o seu tempo em se profissionalizar, então assim, em nossos cursos, os estudantes estudam em um período, e mais alguns dois ou três dias no horário posto também, para que ele consiga contemplar todas as disciplinas desse ensino técnico integrado, finalizou Sônia Graveno.

ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA:


Fale conosco