Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 26 de dezembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (14) recebeu o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia - OAB/RO, Eurico Montenegro, que falou sobre as suas propostas para o comando da entidade que representa milhares de profissionais do Direito no estado de Rondônia.
Se mostrando empolgado com a sua campanha, Eurico Montenegro declarou que a sua caminhada pelo Estado, em conversas com advogados, mostrou a certeza de que a categoria deseja renovação no comando da OAB/RO.
"Estou muito animado, a advocacia tem abraçado nosso projeto porque quer mudança. Estamos com a proposta de resgate da OAB e da advocacia, que clama por uma nova gestão. A advocacia está perdida, distante da OAB/RO, não há mais confiança na atual gestão, a sociedade não conhece mais a OAB/RO como seu representante", falou Eurico Montenegro.
Conforme o candidato à presidência da OAB/RO, a entidade precisa estar atenta às pautas em defesa da sociedade, como atitudes abusivas de representantes públicos, entre outras questões.
"As demandas de aumento abusivo de imposto, a demanda das queimadas, coisas que a OAB/RO como protagonista e representante da sociedade, deveria ser o palco onde as autoridades seriam convocadas para construir soluções", argumentou Eurico Montenegro.
Para Eurico Montenegro, a campanha vem sendo marcada por mentiras e jogo sujo, o que ele considera uma lástima, já que afirma jamais ter agido de forma indevida contra a honra de qualquer pessoa durante essa campanha.
"Da nossa parte, eu sempre pautei a minha vida e das pessoas que estão ao meu lado em respeitar o próximo e caminhar sempre pela ética. Nós todos somos advogados, acabou a eleição, todos nós vamos nos encontrar, por isso devemos ter o respeito que a classe espera de todos nós. Fake News, desinformações e acusações indevidas, eu lamento muito, por mais que as ideias sejam diferentes, o respeito tem que prevalecer", desabafou Eurico Montenegro.
Ele ainda alegou que os advogados não estão tendo as suas prerrogativas defendidas de forma plena pela OAB/RO.
"Seremos implacáveis com violação de prerrogativas, é o primeiro projeto que iremos tomar em nossa gestão. Precisamos de uma comissão de prerrogativa atuante, rodamos todo o Estado e a advocacia reclama que está cada vez mais sendo difícil cumprir o seu ofício. Em nossa gestão teremos o aplicativo que irá informar a quebra de prerrogativa e, no mesmo momento, nos faremos presentes em defesa dos advogados", destacou Eurico Montenegro.
Montenegro fez questão de esclarecer que a transparência dos gastos da OAB/RO é a sua principal bandeira, ele garante que todos os gastos realizados em sua possível gestão serão acessíveis e de fácil acesso a todos os advogados de Rondônia.
"Queremos escancarar a transparência na Ordem, que atualmente não me agrada. Queremos, além disso, ampliar essa transparência para que a advocacia consiga saber como é destinado o recurso das anuidades que chegam à OAB/RO. A nossa proposta é que os recursos sejam distribuídos por todo o Estado", declarou Eurico Montenegro.
Com relação à independência do OAB/RO, o candidato garantiu que não possui qualquer amarra com outros interesses, o que o destaca como um nome que irá coordenar a entidade de forma direta.
"A nossa classe clama por independência na gestão, meu escritório tinha um contrato com a associação dos magistrados, quando eu me candidatei logo rescindi esse contrato, porque, o presidente da Ordem não pode ter amarras, ele tem a procuração de toda a advocacia de Rondônia, então para ele atuar com independência, ele não pode estar em conflito de interesse", garantiu Eurico Montenegro.
Os jovens advogados também estão nos planos de gestão de Eurico Montenegro, que apresentou um projeto de curso de preparação do recém-formado para o mercado de trabalho.
"Nós abraçaremos a jovem advocacia, entregaremos ações estruturantes para que eles prosperem na carreira. Será um curso de iniciação à advocacia, toda carreira jurídica tem um curso de formação, a nossa proposta é que o jovem advogado aprenda o ofício da advocacia de forma prática. Isso vai dar subsídios para o advogado ter uma carreira próspera. O advogado não quer champanhe, ele quer prosperar", finalizou Eurico Montenegro.
ACOMPANHE NA ÍNTEGRA A ENTREVISTA AQUI: