Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 20 de janeiro de 2025
PORTO VELHO, RO: O dia 24 de janeiro marca o 110º aniversário da instalação do município de Porto Velho, uma das maiores capitais da região Norte, uma cidade rica em história e características geográficas únicas. Para comemorar a data, a Prefeitura realiza, na sexta-feira (24), na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a partir das 7h30, celebração com programação especial para todas as idades e valorizando as raízes culturais e históricas da capital rondoniense.
Para o prefeito Léo Moraes, Porto Velho é um município que se destaca não apenas por seu vasto território, mas pela diversidade cultural e histórica que marca a cidade e sua população diversificada, resultante da imigração interna e externa. "Por tudo isso, a capital de Rondônia continua a surpreender e encantar. Estamos todos de parabéns pelos 110 anos da nossa cidade, pela qual estamos trabalhando diuturnamente para realizar mudanças necessárias em prol da nossa população. Parabéns, Porto Velho”, disse.
PROGRAMAÇÃO
A programação inclui “Bike Tour PVH”, um passeio ciclístico por vários pontos da cidade. A volta da Litorina, marcando um retorno aos trilhos da histórica ferrovia. A festa também conta com uma importante ação social, a participação da Carreta do Amor com atendimentos de coleta de exames e vacinas para a população. Apresentações musicais no Complexo Madeira Mamoré, dentre outras atrações, também fazem parte da iniciativa.
HISTÓRIA
Atualmente com mais de 460 mil habitantes, conforme o IBGE (2022), Porto Velho nasceu das instalações portuárias, ferroviárias e residenciais da Madeira-Mamoré Railway Company e hoje se encontra em pleno desenvolvimento, com oportunidades de trabalho e em constante expansão.
O dia 24 de janeiro de 1915 ficou marcado com a instalação do município de Porto Velho, então pertencente ao estado do Amazonas, com posse do superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia de Souza Brejense, indicado pelo governador do Amazonas, Jônatas Pedrosa e os intendentes (vereadores).
A fundação de Porto Velho está profundamente ligada à construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, iniciada em 1907. Este projeto nasceu para facilitar o transporte de borracha da Amazônia pelos portos, superando obstáculos naturais do Rio Madeira. Esse desenvolvimento ferroviário foi uma consequência do Tratado de Petrópolis com a Bolívia, sendo crucial para a expansão econômica regional.
Em 1981, no processo de criação do Estado de Rondônia, a cidade de Porto Velho foi escolhida como a capital política administrativa, sendo o polo das decisões estaduais desde a instalação do Estado em 4 de janeiro de 1985.