• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 4 de abril de 2025

"Tem muita gente mercadejando emendas em Rondônia", afirma Amir Lando

O ex-ministro falou sobre a sua trajetória de vida...


Redação

Publicada em: 04/04/2025 15:03:18 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista ArImar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (4) recebeu o ex-ministro Amir Lando (MDB), que falou sobre a sua trajetória de vida e como pensa a política nos dias atuais

Nascido em uma pequena vila com menos de vinte famílias, às margens do rio Uruguai, no estado de Rio Grande do Sul, Amir Lando revela que teve uma criação Cristã, fomentada pela sua família de origem humilde, porém, que sempre zelou pela palavra de Deus dentro de caso, além da dedicação ao trabalho na lavoura.

"Eu só usava sapatos para ir à missa, durante a semana eu vendia frutas na estação onde passava o trem e fazia um dinheiro. Foi uma vida de muito esforço, mas eu sempre tive uma capacidade para trabalho que se destacava", contou Amir Lando.

Com o pai apenas sabendo ler e escrever, mas sem muito conhecimento acadêmico, Amir, que é um letrado político, garante que tem como legado de sua formação durante a infância e adolescência os debates que ouvia dentro de casa através das notícias veiculadas no rádio, onde o seu pai e seu tio falaram sobre o que acontecia no mundo.

"Eram discussões que tinham um fundo ético muito profundo, meu pai era uma pessoa muito reflexiva, que me ensinou a nunca ser orgulhoso, os dez mandamentos eu aprendi dentro de casa", comentou Amir Lando.

Advogado de excelência, Amir Lando saiu da sua pequena vila para estudar, fator que ele considera uma divisão de águas em sua vida, onde, de acordo com ele, tudo mudou, e inclusive tem relação com a sua chegada à Rondônia por conta da repressão do Governo Militar da época.

"Quando eu tive que sair da minha vila, eu deixei tudo para trás, meu pai, minha mãe, meus amigos, meu cavalo e partir para o desconhecido. Eu usei toda a força que eu tinha para aprender tudo que eu poderia através da bolsa de estudo que o presidente Juscelino Kubitschek me deu. Inclusive, minha vinda para Rondônia foi por conta de perseguições no meu tempo de estudante", falou Amir Lando.

O ex-ministro Amir Lando também falou sobre a questão da ética na política, que tem laços estreitos com a sua infância, que o ensinou a ser honesto, correto e respeitoso com todos ao seu redor

"Eu nunca fiz uma rachadinha, eu nunca pedi participação em emendas, hoje tem muita gente roubando nas emendas, eu não quero citar nomes, mas as notícias circulam. A essência da política é servir e criar um amanhã melhor para todos. Na época do impeachment do Collor, me ofereceram R$ 200 milhões de dólares e eu não aceitei. A ética é o compromisso, e tudo isso eu aprendi desde a minha infância", falou Amir Lando.

É no seu trabalho dentro da regularização fundiária em Rondônia que Amir Lando sente a sua grande contribuição ao Estado, onde ele entregou milhares de títulos de propriedades e ajudou a construir muitas histórias de sucesso dentro do Estado.

"Como ministro, eu criei agências do INSS pelo Estado, e isso transformou a realidade de muita gente em Rondônia e todo o Brasil. Nesse aspecto, eu dei celeridade à previdência para pagar o benefício em até cinco dias, mas para Rondônia a maior colaboração que eu considero ter realizado foi na questão fundiária", finalizou Amir Lando.

Confira a entrevista na íntegra:


Fale conosco