• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 16 de maio de 2025

“Vivemos um bom momento para a indústria em RO”, diz Gilberto Baptista da FIERO

Ele falou sobre as ações da entidade


Redação

Publicada em: 16/05/2025 13:09:56 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu o superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia- FIERO, Gilberto Baptista, que falou sobre as ações da entidade e os rumos da indústria rondoniense.

Para Gilberto Baptista, o estado de Rondônia vive um bom momento para a indústria, uma vez que possui uma abundância em recursos de matéria prima, facilitando o avanço do setor.

“O momento é bom, nós estamos em crescimento com a indústria baseada em matéria prima como alimentos e minérios. O que atrai uma indústria são dois fatores, que é a matéria prima abundante ou estar perto de um grande centro consumidor, e nós temos essa matéria prima”, falou Gilberto Baptista.

Ele destacou que as indústrias no Estado andam receosas por conta do prazo final dos incentivos tributários, que de acordo com ele, são importantes para garantir o andamento da indústria na região.

“Com o término dos incentivos tributários teremos novos desafios, porém sabemos que para atrair as empresas é necessário reduzir a carga tributária porque isso compensa o custo logístico, mas o incentivo termina dia 31 de dezembro de 2032 e até agora a gente não conseguiu entender como será esse fundo de compensação que foi prometido pelo Governo”, destacou Gilberto Baptista.

O superintendente da FIERO ainda relatou que a reforma ou simplificação tributária é sempre muito bem vinda, uma vez que melhora a forma de se pagar os tributos em todo o território nacional.

“Tributo é o que você dá para o Estado te devolver em serviços, e a tributação acaba sendo um limitador de desenvolvimento com a necessidade de criar novos tributos. Hoje existe um manicômio tributário, você tem que ter uma estrutura de sua empresa para conferir o seu passivo tributário. Na indústria até uma simplificação na forma como se paga os tributos é muito bem aceita”, comentou Gilberto Baptista.

Um dos pontos alegados por Gilberto Baptista que atestam para o bom momento da indústria em Rondônia é a proximidade que o setor tem com as autoridades do setor público no Estado.

“Temos que trabalhar muito próximo dos órgãos públicos para que aconteça o bom andamento da indústria. Aqui para um empresário conversar com o governador do Estado é fácil, Rondônia é o primeiro do Norte do país em expectativa de crescimento para os próximos anos, isso aponta para uma perspectiva muito boa à nossa indústria”, garantiu Gilberto Baptista.

A garantia energética para as indústrias em Rondônia após o final da dependência da usina termoelétrica, é um fator a se comemorar, segundo Gilberto Baptista.

“Um grande problema que afastava as indústrias era a insegurança energética, hoje nós temos energia segura, as grandes indústrias também podem contar com incentivos fiscais no Estado. Futuramente estaremos com um eixo logístico com a rota do pacífico”, ressaltou Gilberto Baptista.

O superintendente da FIERO ainda finalizou convidando toda a população a participar da Rondônia Rural Show, que no próximo dia 27 de maio será palco das comemorações do dia da indústria.

“No dia 27 de maio iremos comemorar o dia da indústria na Rondônia Rural Show e a partir das 09h haverá um painel onde apresentaremos os números da indústria, além de realizar um diálogo com os bancos e cooperativas de crédito. Teremos reuniões com as autoridades públicas para um diálogo franco com os industriais”, finalizou Gilberto Baptista.

Confira vídeo:


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`