• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de julho de 2025

Presidente Hugo Motta diz que governo sabia da votação do IOF: "Nós avisamos"

Segundo o presidente da Câmara, o Executivo tinha ciência que a matéria "teria muita dificuldade de ser aprovada" pelo Congresso


uol

Publicada em: 30/06/2025 20:20:04 - Atualizado


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta(Republicanos), usou as redes sociais, nesta segunda-feira (30), para falar sobre os rumores de que o Executivo tenha sido surpreendido com a i nclusão do Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que derrubou a medida do governo federal de reajuste do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), na pauta do Congresso . Segundo o deputado, o governo foi avisado que o aumento do tributo teria "dificuldade de ser aprovada no parlamento".

"Capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa, não é leal, é cúmplice. E nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no parlamento", disse o presidente da Câmara.

Motta defendeu sua iniciativa de pautar a derrubada do IOF, pois, segundo ele, o presidente de qualquer Poder deve agir de acordo com os interesses da população. "O presidente de qualquer Poder não pode servir a um partido, ele tem que servir ao seu país", acrescentou.

O deputado ainda ressaltou que os rumores de que o governo teria traído com a votação do PDL são fake. Ele também ironizou as críticas que recebeu após a derrubada do decreto, de que teria uma relação de "morde e assopra" com o Executivo.

"Se uma ideia for ruim para o Brasil, eu vou morder, mas se essa ideia for boa, eu vou assoprar para que ela possa se espalhar por todo o país", garantiu. "Ser de centro não é ter ausência de posição, é ter ausência de preconceito e podem ter certeza, se uma ideia for boa, nós vamos defender e assoprar para que ela possa atingir todos os brasileiros e brasileiros", completou.


Fale conosco