• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de julho de 2025

Hildon Chaves lança candidatura ao governo e diz ser seu próprio padrinho

Ele ainda afirmou que não guarda mágoa do prefeito Léo Moraes


Redação

Publicada em: 01/07/2025 09:33:23 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (30) recebeu o ex-prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), que falou sobre as suas projeções para o pleito 2026.

Empresário bem-sucedido do ramo da educação, o ex-prefeito afirmou que trocou de atividade após a saída da prefeitura de Porto Velho e a venda de suas instituições de ensino.

“Durante um tempo, eu realmente descansei, mas estou implementando uma operação na pecuária. Todos sabem que a minha empresa de educação foi vendida e agora estou nessa nova frente. Eu nunca tive familiaridade com agronegócio, porém acabei entrando nesse empreendimento”, relatou Hildon Chaves.

Ele fez questão de ressaltar que o comando da prefeitura de Porto Velho durante oito anos foi o maior desafio da sua vida, e que ele considera ter saído vitorioso após esse período.

“Eu tenho dito em algumas ocasiões que o maior desafio da minha vida foi administrar Porto Velho, mas graças a Deus saímos do mandato com aprovação alta e por onde andamos no município somos recepcionados com todo o carinho pela população”, comentou Hildon Chaves.

Sobre uma possível candidatura ao governo de Rondônia em 2026, Chaves declarou que está apto a disputar a eleição, uma vez que o PSDB findou todas as tratativas de fusão, federação ou incorporação a outras legendas.

“Se eu encerrasse a minha carreira política já estaria realizado, mas por tudo que foi feito em Porto Velho e esse caso de grande sucesso na administração pública ecoa nos quatro cantos do Estado. Então, recentemente, Marconi Perilo abortou a fusão com o Podemos e publicou uma nota dizendo que o PSDB seguirá sua carreira solo e me cobrou um posicionamento em relação ao governo do Estado. A missão que me foi dada pelo Marconi foi a de concorrer ao governo do Estado, e nessa condição eu sou pré-candidato a governador pelo estado de Rondônia”, disse Hildon Chaves.

O grupo político que estará ao seu lado durante uma possível corrida ao governo também foi abordado por Chaves, que listou conhecidos parceiros eleitorais como Mariana e Maurício Carvalho.

“Integram o grupo Hildon, Ieda, Mariana, Maurício, entre outros apoiadores desse projeto, onde nós estamos construindo esse caminho. Recebi Marcos Rogério na minha residência semana passada, devo conversar com o governador Marcos Rocha, estamos em conversas, porque esse é o momento”, falou Hildon Chaves.

As complexidades da gestão de um município com dimensões territoriais gigantescas como Porto Velho foram levantadas por Chaves, que afirmou considerar ser mais difícil exercer o mandato de prefeito de Porto Velho do que governador de Rondônia.

“Não vejo que, como ex-prefeito de dois mandatos que não responde por qualquer processo, não estaria capacitado para governar o estado de Rondônia. Ouso dizer que é muito mais simples governar o estado de Rondônia do que a prefeitura de Porto Velho”, argumentou Hildon Chaves.

Ele também comentou sobre as rusgas públicas entre o governador Marcos Rocha e seu vice, Sérgio Gonçalves.

“Quem está em cargos de relevância tem de buscar o que é melhor para o povo. Essa briga é muito ruim, e quem paga a conta final é a população. Eu tenho esperança que o governador Marcos Rocha e o seu vice, Sérgio Gonçalves, se entendam. Essa relação de vice e titular é uma espécie de casamento sem sexo”, brincou Hildon Chaves.

Por fim, ele garantiu que se sente confortável com a sua nova condição partidária e afirmou que ele é o seu próprio padrinho político.

“Até um mês atrás, estava desalojado, dormindo na rua. Agora eu tenho partido, por isso a gente vai sentar e dialogar em pé de igualdade, porque agora quem decide as candidaturas do PSDB sou eu. Meu relacionamento é muito próximo com a executiva nacional, e iremos participar do processo eleitoral”, finalizou Hildon Chaves.

Confira A Voz do Povo:


Fale conosco