• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 31 de outubro de 2025

Defesa Civil Municipal realiza vistoria em casa que desabou em Porto Velho

Já nos primeiros sinais de risco, a população deve entrar em contato pelo número 199 ou ainda pelo whatsapp (69) 98473-2112...


SMC

Publicada em: 31/10/2025 15:59:35 - Atualizado

Imóvel ficou destruído após o incidente, e a Defesa Civil Municipal isolou o local para evitar acidentes

A equipe da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC) realizou, na sexta-feira (31), uma vistoria técnica em uma residência que desabou na rua Salgado Filho, bairro São João Bosco. O imóvel ficou destruído após o incidente, e a Defesa Civil Municipal isolou o local para evitar acidentes.

De acordo com informações preliminares, o desabamento ocorreu no início da manhã, quando a estrutura cedeu e assustou os moradores da região, além de quem passava pelo local. Foram registrados apenas danos materiais. Os vizinhos conseguiram ainda tirar alguns objetos, como, por exemplo, uma motocicleta que estava no local.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Felipe Freitas, durante a vistoria, foram analisadas as condições do local e das construções próximas. A área foi isolada para garantir a segurança dos moradores, e foram identificados alguns problemas estruturais que serão confirmados após a conclusão do laudo técnico.

Segundo Felipe Freitas, foram analisadas as condições do local e das construções próximas durante a vistoria

“Quando chegamos, o Corpo de Bombeiros já tinha isolado parte do local e isolamos outro lado, pois com o desabamento, uma vila de apartamentos ao lado também foi atingida”, disse o engenheiro da Defesa Civil.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os moradores entraram em contato com o órgão por volta das 6h30, quando começaram a ouvir os primeiros estalos. Vale ressaltar que a maioria dos incidentes pode ser prevenida com medidas simples, como observar os primeiros sinais de risco estrutural.

AÇÕES PREVENTIVAS

A Defesa Civil deve fazer a notificação de interdição da área e deve ser concluído nos próximos dias, o relatório final indicando as causas do desabamento e as medidas preventivas que deverão ser adotadas na região para evitar novos incidentes. Segundo o diretor executivo administrativo e operacional da Defesa Civil, Daniel Maciel, se outros locais apresentarem riscos, também serão isolados. Além disso, o órgão mantém equipes de plantão, prontas para atender chamados da população.

Daniel Maciel disse que se outros locais apresentarem riscos, também serão isolados

“Nosso trabalho é orientar e alertar a população. Pequenas ações podem salvar vidas e evitar grandes prejuízos. Por isso, entre as nossas principais orientações, estão não construir em áreas de encosta ou próximas a barrancos e ainda observar rachaduras nas paredes e pisos. Em caso de algum sinal desses, entre em contato com a Defesa Civil”, finaliza.

Se o morador perceber qualquer indício de desabamento, como barulhos, trincas novas ou o surgimento de água no solo, deve sair do imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou ainda pelo WhatsApp (69) 98473-2112.

As ações preventivas da Prefeitura de Porto Velho buscam promover uma cultura de segurança e preparar a comunidade para enfrentar os períodos com mais tranquilidade.


Fale conosco