• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 27 de novembro de 2025

“Levamos o nosso recado na COP 30”, e fomos elogiados, diz secretário da SEDAM

Pelo quarto ano consecutivo somos o primeiro colocado da Amazônia Legal na redução do desmatamento ...


Redação

Publicada em: 26/11/2025 22:02:15 - Atualizado

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo de quarta-feira (26) recebeu Secretario de  Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Marco Antônio Lagos, que detalhou os avanços ambientais que colocaram Rondônia entre os estados com melhor performance na Amazônia Legal.

Segundo ele, durante a realização da COP 30, em Belém (PA), o governo fechou acordos importantes com instituições como a WCS, que atua na recuperação de áreas degradadas.

“Participamos de agendas no BNDES e avançamos nos acordos para o manejo florestal e crédito de carbono em oito unidades. Na COP levamos nosso recado e mostramos que Rondônia possui uma produção rural de alta qualidade”, destacou.

O secretário também apresentou um balanço que aponta resultados expressivos na repressão a crimes ambientais, o que tem feito de Rondônia um dos estados referência nessa pauta.

“Só neste ano foram 100 pessoas presas por ações judiciais. Pelo quarto ano consecutivo somos o primeiro colocado da Amazônia Legal na redução do desmatamento e também lideramos a redução de queimadas”, afirmou.

Entre as ações estruturantes, ele destacou o programa de recuperação de nascentes, que já está em execução e agora busca ampliar investimentos para alcançar mais municípios.

“Estamos ampliando o projeto. Já recuperamos 1.500 nascentes e queremos levar esse trabalho para mais municípios. Para isso, é necessário ampliar os recursos, para que o nosso trabalho seja fortalecido em mais cidades”, comentou.

Rondônia também avançou no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, segundo Lagos, já ocupa posição de destaque nacional.

“Somos o terceiro estado com mais cadastros homologados. Recebemos aporte financeiro internacional por sermos o segundo estado mais avançado no tema. Esse recurso garantiu a contratação, por mais três anos, dos servidores que atuam no cadastramento”, relatou.

O secretário também lembrou que o estado voltou a ser elogiado por delegações estrangeiras.

“Na COP passada fomos reconhecidos pela Noruega pela redução do desmatamento, e nesta COP eles reforçaram o elogio. Isso mostra que nosso trabalho, sob o comando do coronel Marcos Rocha, está no rumo certo”, argumentou.

Sobre o uso irregular do fogo, ele reforçou que o governo endureceu o combate.

“No ano passado, mesmo em meio à crise de queimadas, apenas 10% ocorreram em áreas de produtores rurais. Em 2025 tivemos a maior queda nas queimadas do Brasil. O estado não é conivente com crimes ambientais. O fogo é um crime contra a saúde pública. Punimos administrativamente os responsáveis e encaminhamos para a Justiça Criminal”, afirmou.

Encerrando o balanço, o secretário destacou que o estado alcançou resultados históricos.

“Antes, a redução do desmatamento seguia uma média anual de 10%. Em 2025 chegamos a mais de 90%. Nosso foco é manter esses índices”, finalizou.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`