Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - O aplicativo de mensagens WhatsApp tornou-se um aliado importante para quem precisa manter contato com a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). É mais um mecanismo adotado pela Prefeitura de Porto Velho para aproximar a população dos serviços oferecidos e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, como recomendam as normas sanitárias de enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Com quase dois meses de funcionamento, os números demonstram que a ferramenta é importante no acesso da população à secretaria com mais comodidade e segurança. Mais de 395 atendimentos pelo aplicativo foram realizados desde o dia 5 de maio, quando a troca de mensagens entre secretaria e munícipes foi iniciada, através do número: (69) 3901-3190.
A avaliação da Semur é que houve celeridade no contato com o munícipe. Até então, muitos buscavam o atendimento presencial até mesmo para obter informações simples. “As pessoas não precisam enfrentar filas nem sala de atendimento. Agora é possível tirar dúvidas por esse canal. O aplicativo também trouxe mais qualidade para nossos serviços”, explicou Marcos André da Silva Ramos, gerente da divisão da Divisão de Atendimento ao Cidadão (Diaci).
Boa parte das solicitações são referentes a débitos de imóveis e envio de certidão negativa. Em todos estes casos, o aplicativo é o melhor caminho. Os pedidos de abertura de processos são feitos através do WhatsApp e e-mails.
Segundo o secretário adjunto da Semur, Gustavo Nobre, já está sendo providenciada a integração do WhatsApp com uma ferramenta nova, que é o processo digital. “Vamos facilitar o atendimento possibilitando a inclusão de documentos e outros processos. Ao final, o contribuinte receberá sua certidão via e-mail e WhatsApp. As guias para pagamento de taxas também serão emitidas virtualmente”, concluiu.