Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO - Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Solar da Paz, no bairro Castanheira, na zona sul de Porto Velho, tiveram as aulas adiadas depois que os fios e cabos elétricos foram furtados do local.
De acordo com a prefeitura, só este ano, o prejuízo, resultado dos furtos de fiação e cabos elétricos da rede de iluminação pública de escolas, praças, parques, entre outros espaços, chega a R$ 200 mil.
Gabriele Ferreira, mãe de um aluno de cinco anos, relatou à CBN Porto Velho que o filho tem sido prejudicado por conta do adiamento das aulas.
"Meu filho está iniciando a formação dele. Ele está no pré-II e sinto que ele está sendo prejudicado na vida escolar. A irmã mais velha voltou às aulas e a escola disse que retornou com as aulas remotas, mas é complicado para uma criança de cinco anos pegar o celular e ficar atento", revelou.
Além disso, Gabriele também ressaltou que essa não é a primeira vez que isso acontece na unidade.
"A escola não tem segurança, não tem vigia e como a coordenadora nos falou, não é a primeira vez que isso acontece e nem vai ser a última. Isso é óbvio. Quem rouba a primeira vez, rouba a segunda, terceira e por aí vai", lamentou.
Com a falta da energia na escola, as aulas foram adiadas. A Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) explicou que serão necessários cerca de 10 dias para a reparação do serviço.
De acordo com a administração municipal, em 2021, o prejuízo com furtos de fios e cabos elétricos de ruas e espaços públicos resultou em um prejuízo de R$ 1,2 milhão.