Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - Atendendo às normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Prefeitura de Porto Velho iniciou, há três semanas, um movimento de precaução à saúde ocupacional dos sues servidores. A ação ocorre através da realização de exames periódicos e preventivos.
As atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), que busca garantir o bem-estar e a segurança dos trabalhadores municipais.
O ponto de partida para esta ação foram os cerca de 180 servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), que nos últimos dias passaram por uma bateria de exames. Nesta quinta-feira (7), eles começaram a receber os resultados do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) por meio do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), da Coordenadoria de Saúde ocupacional (CMSO) da Prefeitura de Porto Velho.
“Essa ação é uma forma de cuidarmos dos nossos servidores. Procuramos sempre acompanhar a saúde deles para poder entrar com medidas preventivas, caso o diagnóstico aponte alguma coisa”, destacou Ana Cláudia Geraldes Magalhães, secretária-adjunta da Semad.
O acompanhamento periódico da saúde dos servidores vai ocorrer conforme a função exercida pelo profissional, ou seja, haverá acompanhamentos semestrais, anuais ou bianuais.
Cerca de 14 mil servidores serão atendidos com os exames de glicemia, hemograma completo, raio-x, ultrassom, audiometria, entre outros.
As próximas secretarias que serão contempladas com PCMSO são as secretarias municipais de saúde (Semusa) e de obras (Semob).