• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024

Serviço de castração em gatos e cachorros é ofertado de forma gratuita pela prefeitura de Porto Velho

Moradores de baixa renda e ONGs de proteção animal podem ter acesso ao serviço. Cerca de 250 fichas são distribuídas por mês.


G1

Publicada em: 03/05/2022 09:32:51 - Atualizado


O serviço de castração em gatos e cachorros é ofertado de forma gratuita pela prefeitura de Porto Velho. Para solicitar o serviço, moradores de baixa renda e ONGs que defendem a causa animal, devem:

  • Apresentar cópias de um documento pessoal (RG ou CPF)
  • Comprovante de residência atualizado com o nome do solicitante
  • Número do Cadastro Único (CadÚnico) ou atestado de hipossuficiência
  • Número de Inscrição Social (NIS)

Além da castração, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) informou que a microchipagem dos pets também é ofertada.

Segundo a prefeitura, 15 fichas são ofertadas diariamente, sendo cinco para representantes de ONGs. As fichas são distribuídas na sede da Sema, na rua General Osório, 81, das 8h às 14h.

Como funciona?

Quando o animal chega no local, ele passa por exames de triagem. De acordo com a administração municipal, o exame de sangue é feito no Hospital Veterinário, localizado na Faculdade Anclivepa, na Av. Pinheiro Machado, 1670.

No mesmo local, os profissionais realizam a cirurgia de castração e a microchipagem do pet.

A prefeitura aponta que, "ao buscar o procedimento, há diminuição do risco de câncer de mama, redução da frustração sexual, diminuição de fugas, atropelamentos e brigas com outros animais", além de combater "a procriação indesejada que provoca a superpopulação de animais domésticos na cidade, impedindo, assim, o surgimento de abandono nas ruas".


Fale conosco