• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de julho de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 14/11/2023 10:38:14 - Atualizado

1926 – Índios atacam famílias no Rio Cautário, causando ameaças de retaliação das vítimas que, a muito custo, são contidas pelo coronel Paulo Saldanha.

1938 – Elaborado, pela Presidência da República, a minuta de um decreto criando o Território Federal do Guaporé.

1948 – Relatório do governo do Território elogia as ações do prefeito de Guajará-Mirim, George Oliver, na sede do município e no distrito de Iata.

1981 – Em Pimenta Bueno, 2 freiras foram acusadas, pelo prefeito Vicente Homem Sobrinho, de “distribuírem nas escolas uma cartilha feita para elogiar o ex-governador (PE) Miguel Arraes”.

1985 – Apoiado pelos jornais Imparcial e A Tribuna, o Alto Madeira denunciou a “volta da censura”, a apreensão de sua edição pela Justiça Eleitoral. Os jornais Estadão do Norte e O Guaporé não aderiram.

COMEMORE

Dia Mundial do Combate a Diabetes. Dia Nacional da Alfabetização. Dia do Bandeirante.

Católicos celebram São José Pignatelli, São Serapião, Santo Alberico de Ultrecht.

BRASIL

1921 – Morre a princesa Isabel do Brasil (n. 1846), que em 1888 assinou a lei Áurea. 1930 – O presidente Getúlio Vargas assina o Decreto nº 19.402, criando o Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública. 1975 – Para enfrentar a crise do petróleo, o Presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool.

MUNDO

1680 — O astrônomo Gottfried Kirch descobre o Grande Cometa de 1680, o 1º descoberto por telescópio. 1922 - A BBC de Londres inicia o serviço de rádio no Reino Unido. 2012 — Israel lança uma grande operação militar na Faixa de Gaza, depois de atacado pelo Hamas.

FOTO DO DIA

“EMOÇÃO ERA MOTO X FERRO”

Se você fosse narrador de futebol, que jogo mais lembraria? narrar um jogo Santos 1 (Pelé) x 0 Palmeiras, ou da seleção brasileira (a de 1970), ou como torcedor do Flamengo (2x1 Vasco na final do carioca 1981) ou um jogo entre dois times daqui mesmo de Porto Velho?

Com a palavra o Zé Ribamar, que comandou a equipe G-35 (hoje inexistente) da Rádio Caiari. Aposentado, mora em Natal, onde já atuou em três equipes esportivas.

“Transmitir Ferroviário X Moto Clube, era um privilégio. Afinal, era o "CLÁSSICO REI" do Futebol de Rondônia. Dois timaços, duas grandes e apaixonadas torcidas! O Clima do jogo era sempre de muita Emoção e Tensão”.

“Um clima que começava bem antes, porque a imprensa dava muita cobertura e na semana do jogo o Moto x Ferro era manchete de todos, rádios, jornais e televisões.

Ribamar, que era chamado “Garganta de Ouro” lembra, com saudade mas principalmente com a certeza que fez o melhor possível: “A Galera se ligava na gente. Hoje, recordo com saudade! Mas a gente só tem saudades do que é bom”.

(F. Miguel Silva e Walter Santos comentando da cabine da G-35 no Aluizão e Zé Ribamar (c) narrando – foto acervo pessoal Zé Ribamar)


Fale conosco