• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 20 de junho de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 15/11/2023 20:48:23 - Atualizado

 1916 – Fundada a primeira entidade representativa das artes cênicas, em Porto Velho, a Associação Dramática, Recreativa e Beneficente.
1981 – Tudo pronto para começar, dia 28, em Porto Velho, os I Jogos Universitários de Rondônia, em oito modalidades, conforme o coordenador Agostinho Leandro de Carvalho.
1981 – Começa o I Simpósio de Medicina Tropical em Rondônia, participando especialistas das universidades de Brasília, Minas Gerais, Inpa, Ministério da Saúde, Sucam, CNP etc.
1987 – Começa, promovida pela LBA, uma semana de treinamento para microempresários, visando melhorar a qualidade dos empreendimentos do setor em Rondônia.
1990 – Criticando o seu partido, PTB, que apoia o nome de Valdir Raupp no 2º turno da eleição, o prefeito Chiquilito Erse reafirmou seu apoio ao candidato a governador Oswaldo Piana e desligou-se do PTB.
COMEMORE
Dia do Não Fumar. Dia Nacional da Amazônia Azul. Começa a Semana da Música (data móvel). Dia Nacional dos Ostomizados. Dia Nacional de Atenção à Dislexia. Dia internacional da tolerância. Dia Mundial da Filosofia.
Católicos celebram Santa Margarida da Escócia, Santa Gertrudes, Santa Inês de Assis
BRASIL
1904 – No Rio de Janeiro, termina a Revolta da Vacina.
MUNDO
1945 – Representantes de 137 países, em Londres, fundam a Unesco. 1885 – George Eastman, inventa a película de nitrocelulose para imprimir imagens. 1938 – O químico Albert Hofmann, sintetiza o LSD. 2002 — Em Foshan, China, acontecem os primeiros casos da SARS - síndrome respiratória aguda grave.
FOTO DO DIA
AO FUNDO, O SÍRIO-LIBANÊS
Em 1927 Mário de Andrade, um dos participantes da Semana da Arte Moderna de 1922, chegou a Porto Velho, foi a Santo Antônio, ainda município de Mato Grosso e no retorno contou, em “O Turista Aprendiz”, sua viagem pela Amazônia.
Contumaz usuário da fotografia, Mário de Andrade fez muitas fotos em Porto Velho, uma delas a dos pilares do que seria a catedral católica – vendo-se ao fundo, à direita, meio escondido, bem em baixo, o prédio do clube Sírio-Libanês, agora pertencente ao INSS.
Os pilares foram destruídos, e o que ouvi de antigões, foi anunciado bem antes, logo no início da obra, por um religioso em desobriga na região, dizendo que a igreja deveria ser construída em outro local.
Depois da destruição, seguiram o que dissera o padre, a obra construída onde é a catedral do Sagrado Coração de Jesus.
Ouvi dos que conversei a respeito, que a obra teria sido derrubada por um temporal ou por um incêndio, no início da década de 1920.
No final da década de 1940 começa a surgir, onde se pretendia construir a igreja, o Palácio Presidente Vargas, agora Museu Estadual.


Fale conosco