• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 12/12/2023 10:53:07 - Atualizado

1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas da Amazônia.

1915 – Circula o jornal O Município, primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho.

1962 – Wadih Darwich Zacharias toma posse como governador do Território, até maio de 1963.

1981 – Criticando a falta de peso político dos Territórios (só dois deputados federais), o que bloqueia nosso crescimento, o governador Jorge Teixeira, contrário à eleição a governador ano que vem, diz que não quer continuar.

1984 – Morre em Porto Velho o capoeirista, sambista, ex-marinheiro Eliezer Santos, o “Bola Sete”, fundador em 1946 da 1ª escola de samba da cidade, a “Deixa Falar”. (AM)

1988 – Terceira semana a greve dos funcionários da Assembleia Legislativa, por salários atrasados, enquanto o prefeito eleito Chiquilito Erse (PVh) recebe do prefeito Tomás Correia relatório da situação da prefeitura.

COMEMORE

Dia do Plano Nacional de Educação (PNE). Dia Universal da Cobertura Mundial de Saúde. Dia Internacional da Criança na Mídia. Dia Internacional da Neutralidade

Católicos celebram Nossa Senhora de Guadalupe, São Simão Phan, São Vicelino

BRASIL

1877 – Morre o escritor José de Alencar, autor de Iracema e de o Guarani. 1897 – Inauguração da Cidade de Minas, desde 1901 Belo Horizonte. 1930 – Nasce Sílvio Santos, apresentador de TV, dono do SBT.

MUNDO

2012 — O asteroide 4179 Toutatis passa próximo à Terra. 2015 — É adotado o Acordo de Paris relativo à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

FOTO DO DIA

ZÉ LOPES

Como você reagiria se, sem conhecer nada, tivesse de ir para o local onde iria exercer sua profissão, viagem de avião monomotor, que, diziam, eram capazes de pousar até em cima de uma castanheira. O pouco foi num campo de terra, mal arrumado, e a recepção feita por dois índios – nus, com suas armas em riste.

Foi que o engenheiro-agrônomo José Lopes de Oliveira, 23 anos, tev e sua primeira experiência como profissional. Contratado pelo Incra, foi designado para Cacoal, no Projeto Integrado de Colonização Gy Paraná, com abrangência em toda região da “zona da mata”.

Segundo João Paulo das Virgens (*), ainda em 1977, Zé Lopes, como chefe do GT do PIC, “coordenou a demarcação do Núcleo Urbano de Rolim de Moura, uma das áreas reservadas pelo INCRA no setor Rolim de Moura, com fim de ocupação urbana”.

(*) https://noticiastudoaqui.com/a...

Foto: José Lopes em duas fases, a primeira quando no Incra e a 2ª, agora, aposentado e exercendo a advocacia.

Em tempo: um pouco depois eu e o jornalista Montezuma Cruz fomos mandados cobrir uma guerra de índios na região, só que pousamos no meio da aldeia suruí.


Fale conosco